Laboratório de Educação em Valores e Socioemocional

Universidade de São Paulo

O Laboratório de Educação em Valores e Socioemocional (Lab_Educare) visa contribuir para as áreas da psicologia e da educação, pela promoção de pesquisas, debates e produções que tenham como temas centrais a construção de valores e a aprendizagem socioemocional. A abreviação do nome do grupo para Lab_Educare origina-se do termo latino “educare”, que designa educação, no sentido de “levar para fora da pessoa algo que já está dentro dela”. A palavra “care” remete a cuidado e tem duas significações: “a primeira, a atitude de desvelo, de solicitude e de atenção para com o outro; a segunda, de preocupação e de inquietação, porque a pessoa que tem cuidado se sente envolvida e afetivamente ligada ao outro” (BOFF, 1999).

O Lab_Educare origina-se dos estudos e pesquisas empreendidos por seus/uas pesquisadores/as, por mais de 20 anos, gerando publicações e outras formas de difusão do conhecimento sobre tais temáticas, que consolidam suas linhas de pesquisa e impactam ações educacionais, em nível nacional e internacional. Por sua expertise, a atuação do Lab_Educare almeja vir ao encontro da necessidade, cada vez mais candente, de fomentar bases teórico-práticas para uma formação que contemple os aspectos emocionais, morais e sociais, articulando-se a outros grupos de pesquisa, como o Núcleo de Pesquisa em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NP-NAP/ USP) e o Grupde Recerca en Educació Moral (GREM), da Universitat de Barcelona. Em face da demanda social por essa formação, assim como o surgimento de documentos legais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), tornaram-se fortes as tensões e sentimentos que perpassam o cotidiano escolar, bem como o discurso acerca da necessidade de desenvolver competências socioemocionais e de promover a formação ética nas propostas educacionais. Por conseguinte, assiste-se à disseminação de informações e práticas educacionais que carecem de suporte teórico, tornando-se necessário ampliar a fundamentação para tais ações, por meio de estudos e pesquisas, com desenhos metodológicos inovadores, que possam corroborar tanto avanços teórico-metodológicos no campo de conhecimento quanto a formação de professores e as políticas públicas em educação que levem em consideração o contexto brasileiro.

As atividades do grupo delineiam-se em duas linhas de pesquisa:

                    ●  Psicologia moral, projetos de vida e educação em valores;

                    ● Práticas educacionais para a aprendizagem socioemocional.