Doutora Silvia M. Gasparian Colello

Pedagoga com especialização em Psicomotricidade. Atuou como professora na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Fez Mestrado, Doutorado e Livre-docência pela Faculdade de Educação da USP. É docente e orientadora nos programas de Mestrado e Doutorado da mesma instituição. Como membro do Núcleo de Pesquisa “Novas Arquiteturas pedagógicas” (NAP/USP) e diretora do “Centro de Estudos – Oriente & Ocidente” (CEMOrOc/FEUSP), desenvolve pesquisas nos campos da alfabetização, do ensino da língua escrita, do letramento e da leitura e produção textual. Foi consultora pela UNESCO da Secretaria da Educação de São Paulo e assessora em escolas, diretorias de ensino e secretarias da educação. Atua como palestrante e docente em minicursos, cursos de extensão e especialização, e vem participando de inúmeros em eventos acadêmicos, congressos, encontros e seminários. Participou de iniciativas de formação de educadores, como REDEFOR, UNIVESP, FAFE/FEUSP e FEUSP/IUNGO. Publicou diversos artigos no Brasil e no exterior. É autora dos livros “Alfabetização em questão” (Paz e Terra, 2004), “A escola que (não) ensina a escrever” (Summus, 2012), “A escola e a produção textual: práticas interativas e tecnológicas” (Summus, 2017), “Alfabetização: o quê, por quê e como” (2021), coautora de “Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos” (Summus, 2011) e organizadora de “Textos em contextos – Reflexões sobre o ensino da escrita” (Summus, 2011).​

Versão completa do curriculo
Tese de livre-docência