Artigos

O trabalho pedagógico com áreas do conhecimento

O trabalho pedagógico com áreas do conhecimento

Silvia M Gasparian Colello - E-docente, 1/6/2021
Produzir conhecimentos na escola: significados e sentidos do Projeto Coepta

Produzir conhecimentos na escola: significados e sentidos do Projeto Coepta

Silvia M. Gasparian Colello - Convenit Internacional 36-37. São Paulo: CEMOrOc – FEUSP, mai-dez 2021
Jean Lauand em três depoimentos: dos XXV anos de fundação das Revistas Cemoroc à exponencial contribuição de sua vida acadêmica

Jean Lauand em três depoimentos: dos XXV anos de fundação das Revistas Cemoroc à exponencial contribuição de sua vida acadêmica

Silvia M. Gasparian Colello - Convenit Internacional, n. 38. São Paulo: CEMOrOc – Feusp, jan-abril 2022
Estudos sobre o ensino e a aprendizagem da língua escrita

Estudos sobre o ensino e a aprendizagem da língua escrita

Silvia M. Gasparian Colello - Convenit Internacional, n. 38. São Paulo: CEMOrOc – FEUSP, jan-abr, 2022
Alfabetização em tempos de pandemia

Alfabetização em tempos de pandemia

Silvia M. Gasparian Colello - Convenit Inernacional, n. 35. São Paulo: CEMOrOc- FEUSP, jan-abr, 2021
Apropriação da cultura escrita pela criança de Educação Infantil

Apropriação da cultura escrita pela criança de Educação Infantil

Silvia M. Gasparian Colello e Dalila Gonçalves Luiz - International Studies on Law and Education, n. 36. São Paulo: CEMOrOc- FEUSP , set-dez, 2020.
Práticas pedagógicas: como se ensina ler e escrever no ciclo de alfabetização

Práticas pedagógicas: como se ensina ler e escrever no ciclo de alfabetização

Renata Rossi Fiorim Siqueira & Silvia M. Gasparian Colello - Revista International D`Humanitats, 50. São Paulo: Cemoroc, set-dez, 2020
A dinâmica da língua e suas tendências de evolução

A dinâmica da língua e suas tendências de evolução

Jean Lauand e Silvia M. Gasparian Colello - International Studies on Law and Education, n. 36. São Paulo: CEMOrOc – FEUSP, set-dez, 2020.
A concepção discursiva de linguagem na prática pedagógica

A concepção discursiva de linguagem na prática pedagógica

LUIZ, D. G.; COLELLO, S. M. G. -Convenit Internacional, n. 33. São Paulo/Porto: CEMOrOC – FEUSP/IJI Univ. do Porto: mai-ago/2020
Quem é o estudante em recuperação: os sentidos do fracasso escolar

Quem é o estudante em recuperação: os sentidos do fracasso escolar

Silvia M. Gasparian Colello - Revista Convenit Internacional, n. 32, São Paulo: Cemoroc – FEUSP/IJI Universidade do Porto. jan-abril/2020
Por que a aquisição da escrita é transformadora?

Por que a aquisição da escrita é transformadora?

Silvia M. Gasparian Colello - Revista Intenacional d`Humanitats, 48, Cemoroc/Univeridade Autònoma de Barcelona, jan-abril, 2020.
Um Game a serviço da Cultura Escrita

Um Game a serviço da Cultura Escrita

Silvia M. Gasparaian Colello & Dalila Gonçalves Luiz - Revista Internacional de Humanitats 45. São Paulo: Cemorc, jan-abr/2019
Como os professores compreendem o ensino da língua na Educação Infantil

Como os professores compreendem o ensino da língua na Educação Infantil

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas e Silvia M. Gasparian Colello - Revista International Studies on Law and Education 31/32, São Paulo: Cemoroc/Universidade do Porto, jan-ago, 2019
Sobre a língua escrita e o ensino da língua na escola

Sobre a língua escrita e o ensino da língua na escola

FRIGO, A. B. G.; COLELLO, S. M. G. - Convenit Internacional, 28 S.Paulo/Porto: CEMOrOC/Universidade do Porto, 2018, p. 63 - 72.
Entre os apelos da sociedade tecnológica e o desafio de alfabetizar

Entre os apelos da sociedade tecnológica e o desafio de alfabetizar

Aplitech Fondation, Séries Professores #1: Silvia Colello, 2018
Por que as crianças, do seu ponto de vista, aprendem a ler e escrever?

Por que as crianças, do seu ponto de vista, aprendem a ler e escrever?

COLELLO, S. M. G. - Convenit Internacional, 27 São Paulo/Porto: CEMOrOC/Universidade do Porto, 2018, p. 43 - 54.
Lengua escrita en la Educación Infantil: caminos de aprendizaje y enseñanza

Lengua escrita en la Educación Infantil: caminos de aprendizaje y enseñanza

COLELLO, S. M. G.; LUCAS, M. A. O. Revista Internacional d` Humanitats. n.44. São Paulo: Mandruvá, set-dez, 2018
Compreender bem para ensinar melhor

Compreender bem para ensinar melhor

Revista Neuroeducação, n. 9. São Paulo: Segmento, 2017, p. 38-41
A reinvenção da escola: os desafios de educar e de ensinar a língua escrita

A reinvenção da escola: os desafios de educar e de ensinar a língua escrita

COLELLO, S. M. G.; LUCAS, M. A. O. International Studies on Law and Education 27. São Paulo: Mandruvá, set-dez, 2017. P. 5-12
O sentido de um conjunto incompleto de trabalho

O sentido de um conjunto incompleto de trabalho

International Studies on Law and Education, 25/26 jan-ago, 2017, CEMOrOc-Feusp / IJI-Univ. do Porto
Autores FEUSP: a continuidade de uma produção sempre renovada

Autores FEUSP: a continuidade de uma produção sempre renovada

International Studies on Law and Education, 25/26 jan-ago, 2017, CEMOrOc-Feusp / IJI-Univ. do Porto
Alfabetização ou alfabetização digital?

Alfabetização ou alfabetização digital?

International Studies on Law and Education, 23. São Paulo: mai-ago, 2016
Aprendizagem da língua escrita e a constituição do sujeito interlocutivo

Aprendizagem da língua escrita e a constituição do sujeito interlocutivo

Aprendizagem da língua escrita e a constituição do sujeito interlocutivo
O papel da escola na formação de leitores

O papel da escola na formação de leitores

Programa de Formação de Professores da FTD (www.ftd.com.br, 2013)
Alfabetização: dimensões do ler e escrever e implicações pedagógicas

Alfabetização: dimensões do ler e escrever e implicações pedagógicas

Programa de Formação de Professores da FTD (www.ftd.com.br, 2013)
Lição de casa - sim ou nao?

Lição de casa – sim ou nao?

Programa de Formação de Professores da FTD (www.ftd.com.br, 2013)
Leitura na escola: competências e implicações pedagógicas

Leitura na escola: competências e implicações pedagógicas

Trabalho apresentado no XVII Congresso e Feira da Educação SABER 2013 – Aprender e ensinar com felicidade: o saber em busca do bem estar - São Paulo, 19 a 21/9/2013
Quando se inicia o processo de alfabetização?

Quando se inicia o processo de alfabetização?

International Studies on Law and Education 15, São Paulo: Mandruvá, 2013
Artigo publicado no Blog da Editora SM, 2012

Artigo publicado no Blog da Editora SM, 2012

International Studies on Law and Education, n. 13/14, São Paulo: Mandruvá, 2013
O ensino domiciliar e a suposta educação moral

O ensino domiciliar e a suposta educação moral

Artigo publicado no Blog da Editora SM, 2012