Na mídia

Desafios das especificidades das faixas etárias

Desafios das especificidades das faixas etárias

Entenda o que levar em conta para cada momento dessa etapa e como pensar eventuais mudanças de instituição ...
Continuar lendo
Programa de escola em tempo integral pretende diminuir evasão

Programa de escola em tempo integral pretende diminuir evasão

Silvia Gasparian Colello e Nílson José Machado falam sobre o programa sancionado pelo governo federal, cujo objetivo é ampliar em 1 milhão as vagas em tempo integral para escolas públicas ...
Continuar lendo
O que garante a alfabetização?

O que garante a alfabetização?

14 de novembro, Dia Nacional da Alfabetização - Retrocessos e reavaliações. A aprendizagem da língua escrita parece configurar-se como uma habilidade básica, supostamente um pré-requisito para a aquisição de outros ...
Continuar lendo
GraphoGame: por que o app citado por Bolsonaro não alfabetiza em 6 meses

GraphoGame: por que o app citado por Bolsonaro não alfabetiza em 6 meses

Durante o mais recente debate presidencial exibido no domingo (16/10) pela Band TV, os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responderam a perguntas feitas por ...
Continuar lendo
O que fazer dentro e fora da sala de aula para melhorar a alfabetização

O que fazer dentro e fora da sala de aula para melhorar a alfabetização

Exemplos e recomendações para gestores que buscam virar o jogo com a promoção de uma aprendizagem significativa sem sobrecarregar professores e crianças ...
Continuar lendo
Alerta de massacre em escolas: como está a segurança e a saúde mental dos alunos?

Alerta de massacre em escolas: como está a segurança e a saúde mental dos alunos?

Mensagens violentas rabiscadas nas paredes de colégios brasileiros ou publicadas em redes sociais assustam pais e ressaltam a necessidade de acolher os jovens ...
Continuar lendo
Quando a saúde mental passa a ser um problema para a educação

Quando a saúde mental passa a ser um problema para a educação

Transtornos psiquiátricos e mesmo os efeitos da pandemia no bem-estar mental estão dificultando o aprendizado de crianças e adolescentes ...
Continuar lendo
Saúde mental nas escolas: Entrevista com Silvia Colello, Carolina Campos, Anna Helena Altenfelder e Maria Amabile Mansutti

Saúde mental nas escolas: Entrevista com Silvia Colello, Carolina Campos, Anna Helena Altenfelder e Maria Amabile Mansutti

Casos recorrentes de violência, ansiedade, apatia e outros transtornos entre estudantes no retorno às aulas presenciais requerem acolhimento e ações por parte das escolas e demais setores ...
Continuar lendo
Alfabetização em anos finais do ensino Fundamental: desafios e possibilidades

Alfabetização em anos finais do ensino Fundamental: desafios e possibilidades

Especialistas e educadores ajudam a entender por que essa situação ocorre e os caminhos para lidar com essa complexa tarefa ...
Continuar lendo
Alfabetização: o quê, pro quê e como

Alfabetização: o quê, pro quê e como

3o Ciclo de Lives do Gepalle – Seminários de Formação de Professores: lutas e (res)significações ...
Continuar lendo
Dia Mundial da Alfabetização reforça importância da temática em meio as consequências da pandemia

Dia Mundial da Alfabetização reforça importância da temática em meio as consequências da pandemia

Dia Mundial da Alfabetização reforça importância da temática em meio as consequências da pandemia – Entrevista com Silvia Colello ...
Continuar lendo
Entrevista Silvia Colello – Autora fala sobre o livro “Alfabetização: o quê, por quê e como”

Entrevista Silvia Colello – Autora fala sobre o livro “Alfabetização: o quê, por quê e como”

Para Silvia Colello, a indefinição dos rumos da alfabetização pode explicar as dificuldades na aprendizagem e até mesmo o baixo letramento dos brasileiros ...
Continuar lendo
Alfabetizando em casa

Alfabetizando em casa

Especialistas dão dicas aos pais sobre como ajudar na alfabetização de seus filhos em tempos de ensino híbrido ...
Continuar lendo
Entrevista Silvia Colello: “Os pais não podem assumir a função de um professor na alfabetização”

Entrevista Silvia Colello: “Os pais não podem assumir a função de um professor na alfabetização”

Autora do recém lançado “Alfabetização: o quê, por quê e como” defende que, na pandemia, os pais atuem como mediadores, e enfatiza a importância do uso concreto da língua no ...
Continuar lendo
Cresce número de alunos que abandonaram o ensino médio durante a pandemia

Cresce número de alunos que abandonaram o ensino médio durante a pandemia

Na semana em que muitas escolas abrem, Renata Cafardo, repórter especial do Estado de São Paulo, entrevista a Professora Silvia Colello, educadora e docente da Faculdade de Educação da USP, ...
Continuar lendo
Cresce percentual de pessoas que apoiam o retorno das aulas presenciais, mostra pesquisa

Cresce percentual de pessoas que apoiam o retorno das aulas presenciais, mostra pesquisa

Na semana em que muitas escolas abrem, Renata Cafardo, repórter especial do Estado de São Paulo, entrevista a Professora Silvia Colello, educadora e docente da Faculdade de Educação da USP, ...
Continuar lendo
Os Dilemas da abertura das escolas

Os Dilemas da abertura das escolas

Na semana em que muitas escolas abrem, Renata Cafardo, repórter especial do Estado de São Paulo, entrevista a Professora Silvia Colello, educadora e docente da Faculdade de Educação da USP, ...
Continuar lendo
Como as escolas particulares se preparam para a retomada

Como as escolas particulares se preparam para a retomada

Especialistas discutem as questões emocionais de professores e alunos, como controlar regras sanitárias distanciamento entre alunos e expectativas para o ENEM ...
Continuar lendo
Avaliação de leitura: Fluência é sinal de compreensão

Avaliação de leitura: Fluência é sinal de compreensão

Silvia Gasparian Colello, pesquisadora da faculdade de educação da USP, analisa o novo Programa de Alfabetização anunciado pelo MEC. Para a professora, embora seja louvável a preocupação do governo com ...
Continuar lendo
MEC quer teste para medir rapidez na leitura de crianças e mudar livro didático

MEC quer teste para medir rapidez na leitura de crianças e mudar livro didático

Plano é ter prova no fim de 2020 para alunos do 2º ano; parte dos especialistas defende modelo, por acreditar na ênfase para os sons das letras na alfabetização, educadores ...
Continuar lendo
Por que a reprovação aumenta no 6º ano?

Por que a reprovação aumenta no 6º ano?

Índices de recuperação e reprovação aumentam a partir do 6º ano do ensino fundamental, como indica reportagem do G1. O que causa esse problema? Silvia Colello, professora da pós-graduação da ...
Continuar lendo