Na mídia

Cresce número de alunos que abandonaram o ensino médio durante a pandemia

Cresce número de alunos que abandonaram o ensino médio durante a pandemia

Na semana em que muitas escolas abrem, Renata Cafardo, repórter especial do Estado de São Paulo, entrevista a Professora Silvia Colello, educadora e docente da Faculdade de Educação da USP, ...
Continuar lendo
Cresce percentual de pessoas que apoiam o retorno das aulas presenciais, mostra pesquisa

Cresce percentual de pessoas que apoiam o retorno das aulas presenciais, mostra pesquisa

Na semana em que muitas escolas abrem, Renata Cafardo, repórter especial do Estado de São Paulo, entrevista a Professora Silvia Colello, educadora e docente da Faculdade de Educação da USP, ...
Continuar lendo
Os Dilemas da abertura das escolas

Os Dilemas da abertura das escolas

Na semana em que muitas escolas abrem, Renata Cafardo, repórter especial do Estado de São Paulo, entrevista a Professora Silvia Colello, educadora e docente da Faculdade de Educação da USP, ...
Continuar lendo
Como as escolas particulares se preparam para a retomada

Como as escolas particulares se preparam para a retomada

No painel promovido pelo Jornal O Estado de São Paulo, a repórter especial do Estado de São Paulo, Renata Cafardo, entrevista Arthur Fonseca Filho (diretor da associação de Escolas Particulares), ...
Continuar lendo
Avaliação de leitura: Fluência é sinal de compreensão

Avaliação de leitura: Fluência é sinal de compreensão

Silvia Gasparian Colello, pesquisadora da faculdade de educação da USP, analisa o novo Programa de Alfabetização anunciado pelo MEC. Para a professora, embora seja louvável a preocupação do governo com ...
Continuar lendo
MEC quer teste para medir rapidez na leitura de crianças e mudar livro didático

MEC quer teste para medir rapidez na leitura de crianças e mudar livro didático

Plano é ter prova no fim de 2020 para alunos do 2º ano; parte dos especialistas defende modelo, por acreditar na ênfase para os sons das letras na alfabetização, educadores ...
Continuar lendo
Por que a reprovação aumenta no 6º ano?

Por que a reprovação aumenta no 6º ano?

Índices de recuperação e reprovação aumentam a partir do 6º ano do ensino fundamental, como indica reportagem do G1. O que causa esse problema? Silvia Colello, professora da pós-graduação da ...
Continuar lendo
O que se entende por alfabetização: falsos dilemas e concepções

O que se entende por alfabetização: falsos dilemas e concepções

De‌ ‌um‌ ‌lado,‌ ‌há‌ ‌pressa‌ ‌em‌ ‌alfabetizar‌ ‌apenas‌ ‌para‌ ‌melhorar‌ ‌as‌ ‌estatísticas‌ ‌da‌ ‌ educação‌ ‌no‌ ‌país.‌ ‌Em‌ ‌outro,‌ ‌há‌ ‌preocupação‌ ‌em‌ ‌alfabetizar‌ ‌para‌ ‌que‌ ‌as‌ ‌pessoas‌ ‌possam‌ ‌ ser‌ ...
Continuar lendo
Crianças que leem

Crianças que leem

Esse material especial do Jornal Estado de São Paulo, vai mostrar por meio de uma série de reportagens e de quatro podcasts como se aprende a ler e a escrever ...
Continuar lendo
A educação domiciliar: os prós e os contras

A educação domiciliar: os prós e os contras

No podcast, os professores Ulisses Araújo e Silvia Colello discutem o tema do homeschooling (educação domiciliar), avaliando suas implicações para a formação de crianças e jovens ...
Continuar lendo
Projeto da USP incentiva iniciação científica no Ensino Médio

Projeto da USP incentiva iniciação científica no Ensino Médio

Os professores Silvia M. Gasparian Colello e Enio Strarosky falam sobre a iniciativa pioneira de publicação de revistas que reúnem ensaios de especialistas e artigos de alunos de colégios de ...
Continuar lendo
Escolas testam modelos que deixam para trás a velha ideia do professor que só despeja conteúdo

Escolas testam modelos que deixam para trás a velha ideia do professor que só despeja conteúdo

Em entrevista à Laura Mattos, a Profa. Dra Silvia Gasparian Colello discute novas tendências escolares que, descartando o ensino como mera assimilação de conteúdos,promovem projetos sociais e pesquisas científicas ...
Continuar lendo
Como se ensina e se aprende a linguagem na Educação Infantil

Como se ensina e se aprende a linguagem na Educação Infantil

Especialista explica as concepções de língua presentes na escola e o papel do professor para favorecer a aprendizagem ...
Continuar lendo
Existem muitos analfabetos funcionais no Brasil

Existem muitos analfabetos funcionais no Brasil

Os professores Silvia M. Gasparian Colello e Enio Strarosky falam sobre a iniciativa pioneira de publicação de revistas que reúnem ensaios de especialistas e artigos de alunos de colégios de ...
Continuar lendo
Ensino Médio deve visar, mais que vestibular, o gosto pelo saber, diz pesquisadora

Ensino Médio deve visar, mais que vestibular, o gosto pelo saber, diz pesquisadora

Silvia Colello afirma que formação de adolescentes não pode ser guiada apenas pela preparação para os exames ...
Continuar lendo
Violência nas escolas reflete realidade que deve ser discutida

Violência nas escolas reflete realidade que deve ser discutida

Professoras da USP tratam da repercussão de episódios como o que ocorreu recentemente numa escola da Flórida ...
Continuar lendo
Professora repercute autorização para uso de celular em salas de aula

Professora repercute autorização para uso de celular em salas de aula

Professora repercute lei que aprova o uso de celulares em sala de aula ...
Continuar lendo
Alfabetização precária do Brasil reproduz desiguladade

Alfabetização precária do Brasil reproduz desiguladade

Professora da Faculdade de Educação analisa dados da Avaliação Naional de Alfabetização 2017, que mostram estagnação do ensino básico no país ...
Continuar lendo
Escrita é incentivada em jogo produzido na FEUSP

Escrita é incentivada em jogo produzido na FEUSP

A matéria apresenta o Game “Escola: dá para encarar?”, produzido pela Profa. Dra. Silvia Colello com o propósito de gerar reflexão entre os alunos do ensino fundamental e, ainda, estimular ...
Continuar lendo
Escrita é incentivada em jogo produzido por pesquisadora da FEUSP

Escrita é incentivada em jogo produzido por pesquisadora da FEUSP

A reportagem explica como o game produzido pela Profa. Silvia Colello pôde estimular a reflexão e a produção textual de crianças da escola pública. O jogo, parte da pesquisa de ...
Continuar lendo
A educação domiciliar deve ser legalizada?

A educação domiciliar deve ser legalizada?

Problemas graves na escola, como casos de bullying, podem justificar uma mudança de colégio, se a instituição não ajudar a contornar a situação. Em entrevista ao Estadão (30/10/ 2016), a ...
Continuar lendo