GRUPOS DE PESQUISA

Com participação de Silvia M. Gasparian Colello

Laboratório de Educação em Valores e Socioemocional

Laboratório de Educação em Valores e Socioemocional

Laboratório de Educação em Valores e Socioemocional

Universidade de São Paulo

O Laboratório de Educação em Valores e Socioemocional (Lab_Educare) visa contribuir para as áreas da psicologia e da educação, pela promoção de pesquisas, debates e produções que tenham como temas centrais a construção de valores e a aprendizagem socioemocional. A abreviação do nome do grupo para Lab_Educare origina-se do termo latino “educare”, que designa educação, no sentido de “levar para fora da pessoa algo que já está dentro dela”. A palavra “care” remete a cuidado e tem duas significações: “a primeira, a atitude de desvelo, de solicitude e de atenção para com o outro; a segunda, de preocupação e de inquietação, porque a pessoa que tem cuidado se sente envolvida e afetivamente ligada ao outro” (BOFF, 1999).

O Lab_Educare origina-se dos estudos e pesquisas empreendidos por seus/uas pesquisadores/as, por mais de 20 anos, gerando publicações e outras formas de difusão do conhecimento sobre tais temáticas, que consolidam suas linhas de pesquisa e impactam ações educacionais, em nível nacional e internacional. Por sua expertise, a atuação do Lab_Educare almeja vir ao encontro da necessidade, cada vez mais candente, de fomentar bases teórico-práticas para uma formação que contemple os aspectos emocionais, morais e sociais, articulando-se a outros grupos de pesquisa, como o Núcleo de Pesquisa em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NP-NAP/ USP) e o Grupde Recerca en Educació Moral (GREM), da Universitat de Barcelona. Em face da demanda social por essa formação, assim como o surgimento de documentos legais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), tornaram-se fortes as tensões e sentimentos que perpassam o cotidiano escolar, bem como o discurso acerca da necessidade de desenvolver competências socioemocionais e de promover a formação ética nas propostas educacionais. Por conseguinte, assiste-se à disseminação de informações e práticas educacionais que carecem de suporte teórico, tornando-se necessário ampliar a fundamentação para tais ações, por meio de estudos e pesquisas, com desenhos metodológicos inovadores, que possam corroborar tanto avanços teórico-metodológicos no campo de conhecimento quanto a formação de professores e as políticas públicas em educação que levem em consideração o contexto brasileiro.

As atividades do grupo delineiam-se em duas linhas de pesquisa:

                    ●  Psicologia moral, projetos de vida e educação em valores;

                    ● Práticas educacionais para a aprendizagem socioemocional.

Centro de Estudos Medievais - Ocidente & Oriente

Centro de Estudos Medievais – Ocidente & Oriente

Centro de Estudos Medievais - Ocidente & Oriente

Aprovado oficialmente em 8 de outubro de 2002 pelo Conselho de Departamento do EDF-FEUSP, Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, o CEMOrOc – Centro de Estudos Medievais – Oriente & Ocidente, vem consubstanciar institucionalmente um trabalho de cooperação editorial e acadêmica – centrada em torno de temas medievais e orientais – que vem sendo desenvolvido desde 1997 a partir do EDF (e do DLO-FFLCHUSP, Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP). Em sua dimensão editorial, esse projeto traduziu-se na publicação de mais de duzentos volumes de revistas, no site da Editora Mandruvá, em co-edições da USP com parceiros internacionais. O mesmo ocorre na organização de atividades e dos Seminários Internacionais CEMOrOc Filosofia e Educação, em 2013 em sua XIII edição.

Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas

Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas

Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas

O Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NP-NAP) se dedica a promover estudos, pesquisas e ações de intervenção que levem à reinvenção da educação e dos processos pedagógicos inerentes às relações de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis e modalidades. O principal objetivo do núcleo é o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de intervenção que incorporem em sua concepção as novas linguagens e tecnologias que permeiam a vida cotidiana das pessoas, a ética nas relações humanas, e as diferentes culturas dos sujeitos da educação. Dentre as ações preferenciais do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas destacam-se: o oferecimento de cursos diversificados de formação de professores e outros profissionais; desenvolver meios inovadores de interação humano-computador para ambientes virtuais de aprendizado, em diferentes plataformas e linguagens, tanto para computadores pessoais quanto para dispositivos móveis; introduzir novos conteúdos curriculares, novas formas de instrução e representação dos conhecimentos e novas formas de interação entre os sujeitos da educação, visando a construção de aprendizagens mais significativas; criar materiais didáticos que incorporem novas e diferentes linguagens, considerando as representações dos sujeitos da educação sobre as relações de ensino e de aprendizagem.

Subprojeto de pesquisa: A escola e as práticas interativas na produção textual

Ao longo dos anos, a alfabetização e o ensino da língua escrita configuram-se como metas prioritárias da escola. No entanto, mesmo em um momento onde o desafio maior parece ser o da alfabetização digital, o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental I no domínio da língua portuguesa está muito aquém das metas desejáveis. Vem daí o interesse em (re)significar o ensino da língua escrita para subsidiar novas diretrizes e propostas pedagógicas. Com esse foco, a pesquisa tem como objetivo estudar o processo de produção textual colaborativa, feita em diferentes condições (papel ou computador) e com diferentes objetivos (expressão de ideias, comunicação e resolução de problemas). Ao eleger como tema das produções a vida escolar e a própria escrita, o estudo visa também aprofundar a compreensão da criança sobre a língua, a escola e seus problemas.