Dalila Gonçalves Luiz

Data da defesa: 09/03/2020 (FEUSP/SP)

Título: Um game a serviço da cultura escrita: a experiência com a educação infantil

Resumo: Esta investigação tem o objetivo de compreender, explicitar e analisar a construção cognitiva de crianças ao final da Educação Infantil em relação à cultura escrita. Pautada na concepção interacionista de educação, sustentada pelos referenciais teóricos construtivistas e histórico-culturais (particularmente nos estudos liderados por Piaget, Ferreiro, Teberosky, Vygotsky, Bakhtin, Geraldi, e Soares) e na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP (representados por Mennin; Coll, Mauri e Ornubia), a pesquisa utilizou, como instrumento de coleta de dados, o game Qual é o problema? (Programa Cultura Escrita, elaborado por Colello e Luize). O jogo foi estruturado com base em 51 situações-problemas distribuídas em quatro aspectos da cultura escrita, que constituem os eixos de análise da pesquisa: Comportamento Leitor; Propósitos Sociais; Modos de Falar e de Escrever; Gêneros, Portadores e Configurações Textuais. Como procedimento metodológico, quinze duplas de crianças, matriculadas no último ano da Educação Infantil de uma escola pública municipal de São Paulo, participaram do game, constituindo, com suas 153 respostas, o corpus desta investigação. Os dados foram classificados em cinco categorias, distribuídas em um continuum de construção cognitiva (a progressiva aproximação com concepções e comportamentos mais convencionais da/na cultura escrita): A (Não compreende a situação / não sabe a resposta / com escapes); B (Lógica própria incorreta para a situação); C (Lógica própria viável para a situação); D (Lógica própria próxima da convencional); E (Lógica convencional). As conclusões do estudo apontam para a complexidade e a heterogeneidade dos percursos de construção cognitiva, em função das oportunidades de reflexão e das experiências vividas dentro e fora da escola. Isso fica evidente tanto pela oscilação, individual e coletiva, na competência em diferentes eixos (alguns mais desafiantes que outros), como pela pluralidade de tendências das respostas das crianças em cada categoria. Como implicações desta pesquisa, é possível situar: a necessidade de políticas sociais de valorização da cultura escrita e de revisão dos currículos escolares; a importância de investir, desde muito cedo, na imersão dos alunos na cultura escrita, dando continuidade nos demais segmentos escolares; e, por fim, no âmbito da formação de professores, a necessidade de romper com paradigmas reducionistas no ensino da língua escrita e na avaliação dos desempenhos das crianças. Palavras-chave: Cultura escrita. Ensino da língua escrita. Tecnologia na Educação. Resolução de problemas. Game.

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