Mestrado – Data da defesa: 4/8/2004 (FEUSP/SP)
Título: Cinema e educação em valores: lidando com a formação moral na escola
Resumo: Em face da conjuntura do mundo contemporâneo, há um relativo consenso sobre a necessidade da escola incorporar como parte de suas atribuições a educação em valores, visando a formação moral dos alunos. Apesar disso, seja pela força da “tradição conteudista”, seja pela falta de diretrizes e recursos que viabilizem o resgate da ética e do respeito aos direitos humanos, os educadores têm encontrado dificuldades na implementação de programas dessa natureza. Assumindo esse desafio, a presente pesquisa propõe a alternativa do cinema enquanto recurso privilegiado para a formação do aluno, uma vez que o filme educa tanto pela via emotiva como pela via racional. Partindo das perguntas “como os jovens recebem o filme?”, “como o filme impacta os jovens?” e “como, a partir desse impacto, os jovens se dispõem a refletir sobre as temáticas propostas e a repensar as suas posturas?” o objetivo da pesquisa foi o de compreender o potencial pedagógico do cinema para a educação em valores. Realizada com um grupo de 22 adolescentes de uma escola particular de São Paulo, a pesquisa enfocou a temática da discriminação contra o negro, o homossexual e a mulher. Configura-se como um estudo de caso que pretendeu confrontar a vivência proporcionada por três filmes (“Homens de Honra”, “Filadélfia” e “Shirley Valentine”) com um típico mecanismo de perpetuação do estigma: as piadas. Com base no referencial dos mais recentes teóricos da moralidade, propõe-se um mapeamento das categorias de impacto e uma análise dos temas evocados pelos jovens a partir das narrativas apresentadas. As conclusões apontam para a necessidade da escola buscar novas alternativas que se configurem não só pelo seu valor metodológico, mas, acima disso, como referencial de trabalho na prática educativa e como estímulo para o desenvolvimento de novas pesquisas acadêmicas.