Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas

O Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NP-NAP) se dedica a promover estudos, pesquisas e ações de intervenção que levem à reinvenção da educação e dos processos pedagógicos inerentes às relações de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis e modalidades. O principal objetivo do núcleo é o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de intervenção que incorporem em sua concepção as novas linguagens e tecnologias que permeiam a vida cotidiana das pessoas, a ética nas relações humanas, e as diferentes culturas dos sujeitos da educação. Dentre as ações preferenciais do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas destacam-se: o oferecimento de cursos diversificados de formação de professores e outros profissionais; desenvolver meios inovadores de interação humano-computador para ambientes virtuais de aprendizado, em diferentes plataformas e linguagens, tanto para computadores pessoais quanto para dispositivos móveis; introduzir novos conteúdos curriculares, novas formas de instrução e representação dos conhecimentos e novas formas de interação entre os sujeitos da educação, visando a construção de aprendizagens mais significativas; criar materiais didáticos que incorporem novas e diferentes linguagens, considerando as representações dos sujeitos da educação sobre as relações de ensino e de aprendizagem.

Subprojeto de pesquisa: A escola e as práticas interativas na produção textual

Ao longo dos anos, a alfabetização e o ensino da língua escrita configuram-se como metas prioritárias da escola. No entanto, mesmo em um momento onde o desafio maior parece ser o da alfabetização digital, o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental I no domínio da língua portuguesa está muito aquém das metas desejáveis. Vem daí o interesse em (re)significar o ensino da língua escrita para subsidiar novas diretrizes e propostas pedagógicas. Com esse foco, a pesquisa tem como objetivo estudar o processo de produção textual colaborativa, feita em diferentes condições (papel ou computador) e com diferentes objetivos (expressão de ideias, comunicação e resolução de problemas). Ao eleger como tema das produções a vida escolar e a própria escrita, o estudo visa também aprofundar a compreensão da criança sobre a língua, a escola e seus problemas.