Elaine Gomes Vidal

Mestrado – Data da defesa: 7/10/2015 (FEUSP/SP)

Título: Projetos didáticos em salas de alfabetização: desafios da transposição didática.

Resumo: Considerando-se os projetos didáticos propostos por Lerner como um recurso para se conciliarem propósitos didáticos e comunicativos em classes de alfabetização, a presente pesquisa teve por objetivo compreender como o trânsito entre conceber, planejar e executar subsidia os professores na construção de sua prática pedagógica de projetos didáticos. Partindo de uma concepção interacionista de aprendizagem, e dialógica de língua, sustentadas por referenciais teóricos como Piaget, Vygotsky, Bakhtin, Ferreiro e Lerner, e apoiando-se também na triangulação didática proposta por Chevallard, o estudo pautou-se em três eixos de investigação: o aluno e seus processos de aprendizagem, a língua como objeto de ensino e a didática dos professores. Cada um deles foi analisado em três instâncias: concepções, intencionalidades e práticas. Trata-se de um estudo de três casos, visando acompanhar o trabalho de professoras de 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Suas concepções, nos três eixos, foram aferidas através de entrevistas semiestruturadas. As intencionalidades foram inferidas a partir da análise documental dos planejamentos cedidos pelas docentes. A análise das práticas deu-se através de observações não participantes em sala de aula. Os dados foram analisados sob a óptica do paradigma do indiciário proposto por Ginzburg. Concluiu-se neste trabalho que o processo de construção de concepções docentes é híbrido e marcado por diferentes referências que circulam na esfera educacional, com diversos níveis de apropriação. Os dados coletados demonstraram que, além da concepção em que se fundam, diferentes elementos do contexto escolar interferem nas intencionalidades e planejamentos dos professores. A prática pedagógica, por sua vez, embora receba a influência das concepções e intencionalidades docentes, oscila em função de uma multiplicidade de fatores internos e externos. Com isso, a pesquisa demonstrou o processo de construção didática docente e trouxe novos elementos à reflexão sobre as abordagens de formação inicial e continuada dos professores. Além disso, evidenciou a necessidade de iniciativas que possam ampliar a produção de conhecimento didático e, ainda, promover a reflexão dos docentes sobre o próprio trabalho, em especial sobre as práticas de alfabetização e os projetos didáticos. Palavras-chave: Alfabetização. Projetos didáticos. Triangulação didática. Didática da língua escrita.

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