Artigos
Alfabetização: embates entre o construtivismo e o método fônico
MUCENIECKS, R. S.; COLELLO, S. M. G. Revista Internacional d`Humanitats, n. 62. São Paulo/ Barcelona: Univ. Autònoma de Barcelona/ Cemoroc-FEUSP, set-dez, 2024, p. 1-18.
Teaching practices in the litercy cycle: the focus on notational activities
SIQUEIRA, R. R. F; COLELLO, S, M. G. International Journal of Human Sciences Research, v. 3, n. 43, 2023. p. 1-8.
Práticas de ensino no ciclo de alfabetização: o foco em atividades notacionais
SIQUEIRA, R. R. F; COLELLO, S, M. G. Anais d VI Conbalf - Congresso Brasileiro de Alfabetização – Alfabetização e democracia: direito à leitura e à escrita. Belém: Abalf, ago/2023.
Debemos alfabetizar en la Educación Infantil?
Silvia M Gasparian Colello - International Studies on Law and Education, n. 44. São Paulo: Cemoroc-FEUSP, mai-ago/2023.
Produzir conhecimentos na escola: significados e sentidos do Projeto Coepta
Silvia M. Gasparian Colello - Convenit Internacional 36-37. São Paulo: CEMOrOc – FEUSP, mai-dez 2021
Jean Lauand em três depoimentos: dos XXV anos de fundação das Revistas Cemoroc à exponencial contribuição de sua vida acadêmica
Silvia M. Gasparian Colello - Convenit Internacional, n. 38. São Paulo: CEMOrOc – Feusp, jan-abril 2022
Estudos sobre o ensino e a aprendizagem da língua escrita
Silvia M. Gasparian Colello - Convenit Internacional, n. 38. São Paulo: CEMOrOc – FEUSP, jan-abr, 2022
Alfabetização em tempos de pandemia
Silvia M. Gasparian Colello - Convenit Inernacional, n. 35. São Paulo: CEMOrOc- FEUSP, jan-abr, 2021
Apropriação da cultura escrita pela criança de Educação Infantil
Silvia M. Gasparian Colello e Dalila Gonçalves Luiz - International Studies on Law and Education, n. 36. São Paulo: CEMOrOc- FEUSP , set-dez, 2020.
Práticas pedagógicas: como se ensina ler e escrever no ciclo de alfabetização
Renata Rossi Fiorim Siqueira & Silvia M. Gasparian Colello - Revista International D`Humanitats, 50. São Paulo: Cemoroc, set-dez, 2020
A dinâmica da língua e suas tendências de evolução
Jean Lauand e Silvia M. Gasparian Colello - International Studies on Law and Education, n. 36. São Paulo: CEMOrOc – FEUSP, set-dez, 2020.
A concepção discursiva de linguagem na prática pedagógica
LUIZ, D. G.; COLELLO, S. M. G. -Convenit Internacional, n. 33. São Paulo/Porto: CEMOrOC – FEUSP/IJI Univ. do Porto: mai-ago/2020
Quem é o estudante em recuperação: os sentidos do fracasso escolar
Silvia M. Gasparian Colello - Revista Convenit Internacional, n. 32, São Paulo: Cemoroc – FEUSP/IJI Universidade do Porto. jan-abril/2020
Por que a aquisição da escrita é transformadora?
Silvia M. Gasparian Colello - Revista Intenacional d`Humanitats, 48, Cemoroc/Univeridade Autònoma de Barcelona, jan-abril, 2020.
Um Game a serviço da Cultura Escrita
Silvia M. Gasparaian Colello & Dalila Gonçalves Luiz - Revista Internacional de Humanitats 45. São Paulo: Cemorc, jan-abr/2019
Como os professores compreendem o ensino da língua na Educação Infantil
Maria Angélica Olivo Francisco Lucas e Silvia M. Gasparian Colello - Revista International Studies on Law and Education 31/32, São Paulo: Cemoroc/Universidade do Porto, jan-ago, 2019
Sobre a língua escrita e o ensino da língua na escola
FRIGO, A. B. G.; COLELLO, S. M. G. - Convenit Internacional, 28 S.Paulo/Porto: CEMOrOC/Universidade do Porto, 2018, p. 63 - 72.
Entre os apelos da sociedade tecnológica e o desafio de alfabetizar
Aplitech Fondation, Séries Professores #1: Silvia Colello, 2018
Por que as crianças, do seu ponto de vista, aprendem a ler e escrever?
COLELLO, S. M. G. - Convenit Internacional, 27 São Paulo/Porto: CEMOrOC/Universidade do Porto, 2018, p. 43 - 54.
Lengua escrita en la Educación Infantil: caminos de aprendizaje y enseñanza
COLELLO, S. M. G.; LUCAS, M. A. O. Revista Internacional d` Humanitats. n.44. São Paulo: Mandruvá, set-dez, 2018
Compreender bem para ensinar melhor
Revista Neuroeducação, n. 9. São Paulo: Segmento, 2017, p. 38-41
A reinvenção da escola: os desafios de educar e de ensinar a língua escrita
COLELLO, S. M. G.; LUCAS, M. A. O. International Studies on Law and Education 27. São Paulo: Mandruvá, set-dez, 2017. P. 5-12
O sentido de um conjunto incompleto de trabalho
International Studies on Law and Education, 25/26 jan-ago, 2017, CEMOrOc-Feusp / IJI-Univ. do Porto
Autores FEUSP: a continuidade de uma produção sempre renovada
International Studies on Law and Education, 25/26 jan-ago, 2017, CEMOrOc-Feusp / IJI-Univ. do Porto
Alfabetização ou alfabetização digital?
International Studies on Law and Education, 23. São Paulo: mai-ago, 2016
Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar
CASTALDO; COLELLO. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, n. 57. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, jan-abr/2014
Aprendizagem da língua escrita e a constituição do sujeito interlocutivo
Aprendizagem da língua escrita e a constituição do sujeito interlocutivo
O papel da escola na formação de leitores
Programa de Formação de Professores da FTD (www.ftd.com.br, 2013)
Alfabetização: dimensões do ler e escrever e implicações pedagógicas
Programa de Formação de Professores da FTD (www.ftd.com.br, 2013)