A importância da participação familiar no processo de ensino-aprendizagem das crianças

SISTEMA ETAPA público

Dizem os estudos que a parceria entre família e escola é uma importante estratégia para garantir o sucesso na vida estudantil. No entanto, nem sempre fica claro como esse princípio poderia, na prática, se concretizar. Nesse sentido, vale discutir: Quais as angústias que as famílias enfrentam no acompanhamento da escolaridade de seus filhos? Como lidar com os conflitos entre famílias e escola? Qual é o papel da família em diferentes segmentos da vida escolar? O projeto de educação do Brasil é pautado pelo compromisso internacional que prevê a implementação de ações que propiciem a educação inclusiva, com acessibilidade, permanência e aprendizagem a todos os educandos, independentemente de possuírem ou não uma deficiência ou qualquer outra característica que os diferenciem de outras pessoas.

Observa-se que a barreira mais desafiadora, sem sombra de dúvidas, é a barreira atitudinal – que pode ser traduzida como discriminação, intolerância e principalmente, falta de conhecimento – em contradição aos princípios fundamentais da Declaração dos Direitos Humanos (1948) e da Constituição Brasileira (1988). Os sistemas educacionais têm sido eficazes e obstinados a responder às mudanças tecnológicas, ao mesmo tempo que têm ignorado as significativas transformações sociais, o que os fragiliza frente aos desafios contemporâneos que envolvem os comportamentos humanos, como a violência e a discriminação. Ao recortarmos o público-alvo da modalidade educação especial, nos ancoramos nos mesmos dispositivos legais que abordam a educação inclusiva, com o acréscimo de normas específicas que regulamentam o atendimento a esses grupos, que contemplam não só as respostas às essas perguntas, mas também, apontam caminhos para a sistematização dos procedimentos que devem ser adotados pelas instituições escolares.