Textos em Contextos – Reflexões sobre o ensino da língua escrita
Summus, 2011
O Ensino da língua escrita é um tema especialmente oportuno. Refletir sobre as contribuições teóricas que modificaram a compreensão sobre a escrita, a aprendizagem e as práticas pedagógicas é o melhor aval para o enfrentamento dos desafios que hoje se colocam a todos os educadores: a erradicação do analfabetismo, a superação dos baixos níveis de letramento no país e a alfabetização na idade certa.
Organizada por Silvia Gasparian Colello, a obra reúne dez artigos alinhados pelo referencial socioconstrutivista com o propósito de relacionar teoria e pratica em diferentes abordagens: as concepções de ensino e de escrita, as trajetórias escolares na alfabetização de crianças e adultos, os processos cognitivos na aprendizagem da escrita, a produção textual na infância e adolescência, os desafios da transposição pedagógica e a formação de professores alfabetizadores.
Verdadeiro convite à reflexão e à transformação da escola brasileira, o livro é destinado a educadores, professores e estudantes de graduação ou pós-graduação das áreas de pedagogia, letras ou linguística aplicada.
Autoras dos artigos: Andréa Luize, Érica de Faria Dutra, Glauci Helena Mora Dias, Marcia Martins Castaldo, Maria Aparecida Vedovelo Sarraf, Maria de Lourdes Valino, Martha Sirlene da Silva, Nilma Guimarães, Silvia M. Gasparian Colello, Teresa Cristina Fernandes Teixeira