Alfabetização e Letramento: Pontos e Contrapontos
Arantes, Leite & Colello, Summus, 2011
Ampliar a compreensão sobre a natureza complexa e multifacetada dos processos de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos na contemporaneidade é o maior objetivo desta obra. Somado aos alarmantes índices de analfabetismo e baixo letramento característicos da realidade brasileira, tal objetivo é especialmente oportuno para aqueles educadores que, empenhados em lidar com as dificuldades de seus aluno e alunas ou com os imites das tradicionais práticas de ensino, buscam alternativas para a construção de uma escola de qualidade.
Sérgio A. da Silva Leite, professor e diretor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, e Silvia M. Gasparian Colello, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, estabelecem um diálogo que, para além de conceitos, princípios pedagógicos e práticas escolares, são apresentados e analisados com profundidade, fazendo emergir questões polêmicas da maior relevância para os educadoores e, em especial, para aqueles que ensinam a ler e a escrever. Entre pontos e contrapontos, e vislumbrando a erradicação do analfabetismo no Brasil, os autores apontam novos caminhos para os processos de alfabetização e letramento.