Alfabetização: o Quê, Porquê e Como
Summus Editorial, 2021
Sabendo que a alfabetização, mais do que legítima meta pedagógica, é decisiva para a constituição do ser humano e da sociedade democrática, o tema é, aqui, considerado na sua complexidade – um verdadeiro mosaico que compreende fundamentação teórica, concepções de linguagem, leitura e escrita, consideração dos processos de aprendizagem, mecanismos do fracasso escolar, diretrizes e práticas de ensino, desafios docentes e frentes de formação de professores. Com base nos apelos de nossa sociedade e nos desafios para a reversão dos quadros de analfabetismo, analfabetismo funcional e baixo letramento, a obra pretende apontar possíveis articulações entre “o que se ensina quando se ensina a ler e escrever”, “o porquê se ensina a ler e escrever” e “como se ensina a ler e escrever”. Nessa costura entre teoria e prática, o livro constitui-se como uma coletânea de capítulos que, mesmo independentes, “dialogam” recursivamente entre si e, ainda, marcam uma posição no atual cenário de incertezas e diversidade de proposições.